PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 29177 > SAÚDE MAIS DE 200 MéDICOS SãO TRANSPORTADOS PELA FAB PARA ESTADOS DO NORDESTE

SAÚDE

Mais de 200 médicos são transportados pela FAB para Estados do Nordeste

Publicado: 2017-02-09 18:20:00
Os profissionais de saúde vão substituir os médicos que já estão há três anos nas localidades distantes do País

O Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nesta quinta-feira (09/02), 203 médicos cubanos do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde para três Estados do Nordeste. A aeronave, que partiu pela manhã da capital federal, pousou em Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A partir dessas capitais, os médicos serão encaminhados para cidades remotas dos três Estados, além do Tocantins e Alagoas.

Essa é a primeira vez que a aeronave é utilizada em apoio ao programa “Mais Médicos”. Segundo o coordenador do programa no Ministério da Defesa, Coronel do Exército da Reserva Paulo Cesar Luciano, o avião por ter uma maior capacidade (pode levar até 271 passageiros) acelera o envio de médicos às regiões carentes e auxilia o trabalho da Marinha e do Exército no transporte dos profissionais.

“A FAB transporta até as capitais e de lá até os municípios de alocação. Já os distritos sanitários especiais indígenas são responsabilidade do Exército e da Marinha. E o 767 agiliza muito essas missões, visto que uma menor quantidade de aeronaves é utilizada”, explica.

Para o Comandante da aeronave, Major Bruno Araujo Rangel, é muito gratificante realizar esse tipo de missão. "A nova aeronave do esquadrão proporciona uma capacidade enorme para que possamos realizar missões de ajuda humanitária, como a Mais Médicos e apoio ao Haiti”, destacou.

O grupo, que embarcou nesta quinta-feira, completa um total de mais de mil médicos que estão sendo transportados desde o dia 30 de janeiro. A previsão do Ministério da Saúde é de que até o fim de 2017, mais de 8 mil profissionais substituam os médicos da fase anterior do programa.

A médica Sarcey Garcia será deslocada para o município de São Benedito no Ceará. Ela espera levar prevenção e promoção da saúde, com foco nos fatores de risco, para a população do município que fica a mais de 300 km de Fortaleza.

“Eu estou muito feliz de poder ajudar as pessoas que carecem muito de um médico”, ressaltou a médica.

Números - As aeronaves da FAB são empregadas na logística do Mais Médicos desde a criação do programa, em 2013. Em quase cinco anos, foram transportados pouco mais de 17 mil profissionais para todo o território nacional. Foram 5.683 médicos transportados em 2013, 7.500 em 2014, 448 em 2015, 2.495 no ano passado e mais 895 até 06 de fevereiro deste ano.

Veja na matéria como foi o embarque dos médicos: